Light ou Diet? Você sabe a diferença?
10/05/2017

Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light. Hoje, mais do que nunca, é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres Light ou Diet. Desde leites, iogurtes, pães, geleias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.

Entretanto, a grande maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos. Ou fazem confusão entre eles, de forma que um passa a ser sinônimo do outro.

O que são alimentos DIET?

Quando a palavra Diet está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente. Esse ingrediente pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar. Para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante…. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão.

É aí que muitas pessoas se enganam e é nesse caso que quero chamar sua atenção. Tomamos como exemplo os chocolates Diet, onde todo o açúcar utilizado na fabricação é substituído por adoçantes. Geralmente, este tipo de alimento é desenvolvido para diabéticos, mas acabam sendo também adquiridos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta.

A palavra Diet do chocolate pode dar a impressão de que ele é pouco calórico. Isso estimula a compra daqueles que que querem emagrecer ou manter a forma. Mas o que poucos sabem é que a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura. Isso faz com que o total de calorias do chocolate Diet fique muito próxima dos chocolates convencionais. O consumidor mal informado, paga mais caro por um alimento com as mesmas calorias da versão normal.

O que são alimentos LIGHT?

Os alimentos considerados Light são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias. Ou seja, não são isentos totalmente como os Diet. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas. Nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como Light quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao produto tradicional.

No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento. E para alimentos líquidos esse valor diminui para 20 calorias.

Assim como os Diet, os alimentos Light também podem causar confusão às pessoas mal informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes Light que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contém açúcares em sua composição.

É fundamental também que o rótulo do alimento acuse o nutriente que foi visado pelo fabricante com o objetivo de tornar o alimento Light. Isto porque a utilização desse termo, por si só, não é suficiente para que o consumidor identifique o perfil do produto.

Alimentos LIGHT ou DIET: comprar ou não comprar?

Diet, Light, shakes, sugar free, fat free, slim, low…. O brasileiro tem uma atração toda especial para o que está escrito em inglês e parece que isto dá ao produto uma confiabilidade maior. Contudo, Light ou Diet não são garantia de saúde.

Existe uma infinidade de alimentos cujos rótulos prometem maravilhas e que são muitas vezes pura enganação. Quantas vezes ouvimos certas propagandas no rádio, TV, jornais e revistas de alimentos e bebidas que prometem o impossível, comprometendo inclusive a saúde do consumidor desinformado?

A nossa recomendação para todos é que se leia atentamente os rótulos desses produtos, observando a composição, o grau de calorias que cada um tem, a quantidade de aditivos químicos, etc. Só assim poderemos descobrir o que existe realmente dentro deles.

Caso haja alguma dúvida a respeito de algum ingrediente, pergunte a um profissional habilitado a reconhecer os componentes da formulação. São eles nutricionistas, tecnólogos de alimentos, químicos, médicos, farmacêuticos e afins. Além disso, procure consumir produtos de indústrias idôneas, éticas, que também se preocupam com seus consumidores. Cuidado com as fábricas de fundo de quintal.

O ideal para uma alimentação saudável é sempre dar preferência para os alimentos naturais, como frutas verduras, legumes e consumir os industrializados com moderação.

Dicas importantes na hora de consumir alimentos Light ou Diet

Adoçantes

Sacarina, aspartame, ciclamato, steviosídeo, acessulfame-K, sucralose. Todos eles são edulcorantes, substâncias artificiais ou naturais muito mais doces que o açúcar. São responsáveis pelo sabor doce no adoçante. Geralmente adoçam o alimento com muito pouca ou nenhuma caloria e exercem um papel importante já que são muito utilizados na fabricação de alimentos Light ou Diet. Embora indicados inicialmente para pessoas obesas ou diabéticas, observa-se hoje que estão presentes em mesas de pessoas que querem manter sua forma física. Ou aquelas que estão preocupadas em abandonar ou restringir o nível calórico de sua alimentação.

Entretanto, assim como o excesso de açúcar não faz bem para nossa saúde, adoçante tão pouco. Por isso, sempre recomendo que a menos que exista um problema de saúde, prefira ingerir pouco açúcar à grandes quantidades de adoçantes. Não é porque o produto é Light ou Diet que pode ser ingerido em quantidades maiores. Lembre-se que a maioria dos adoçantes não são naturais;

Gordura

Alimentos Light onde a quantidade de gordura foi reduzida são muito melhores para sua saúde do que os tradicionais. Leites, iogurtes, requeijão, queijos, maioneses, creme de leite, batatas fritas, pipocas com teores mais baixos de gordura devem ser preferidos àqueles tradicionais. Mesmo porque, geralmente esses alimentos acabam apresentando uma concentração maior de outros nutrientes importantes para nossa saúde.

É o caso do cálcio em leite e derivados, que se apresenta geralmente em maiores quantidades nos produtos Light. Mas lembre-se sempre: não é porque esses alimentos contém teores menores de gordura que você vai sair comendo como um louco, por que o excesso também faz mal. Maionese, creme de leite, batatas e pipocas, por exemplo, não devem ser consumidos diariamente.

Refrigerantes

Refrigerantes e sucos Light ou Diet devem ser consumidos com moderação, principalmente aqueles em pó (que são puras misturas químicas). Lembre-se sempre, você estará trazendo inúmeros benefícios à sua saúde cada vez que trocar um copo dessas bebidas por um copo de suco natural, rico em nutrientes importantes para o seu organismo.

Para geleias, chocolates, gelatinas, doces em geral considerados Diet, vale a mesma dica dos adoçantes.

 

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Fonte: Nação Verde

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