Facebook dá dez dicas para identificar uma notícia falsa na rede social

O Facebook anunciou no começo do mês passado um guia para ajudar o usuário a identificar uma notícia falsa na rede social. Com dez dicas, a plataforma busca combater a disseminação de boatos ao incentivar a checagem de informações e fontes antes de compartilhar qualquer conteúdo. No Brasil, o guia da rede social tem como parceiros a Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e o ITS, Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio.

Confira, a seguir, as dez dicas do Facebook para identificar uma notícia falsa e fique atento a cada detalhe antes de compartilhar. Vale lembrar que a rede social de Mark Zuckerberg não é a única plataforma a colocar em prática estratégias para conter boatos na Internet. O Google, em parceria com as agências brasileiras de fact-checking Lupa, Aos Fatos e Pública, lançou um indicador de informações checadas nos resultados de busca. Os sites verificados ganharão etiquetas de “verdadeiro” ou “falso”.

1) Seja cético com as manchetes

De acordo com o guia do Facebook, o primeiro passo para identificar uma notícia falsa é desconfiar de manchetes sensacionalistas que utilizem caracteres pouco usados em reportagens, como ponto de exclamação e letra maiúscula para chamar atenção.

2) Olhe atentamente para a URL

Outra dica importante é comparar o endereço do site que está compartilhando a informação. A rede social indica observar se a URL é semelhante a sites de veículos populares para não haver enganos.

3) Investigue a fonte

Antes de enviar uma notícia para seus amigos também é importante se certificar da reputação da fonte. Para isso, o Facebook indica conferir a seção “Sobre” dos sites caso a história tenha sido publicada por um órgão desconhecido.

4) Fique atento a formatações incomuns

Erros ortográficos e layouts fora do comum podem ser indícios de informações falsas. Neste caso é importante, segundo o guia, redobrar a atenção ao ler as notícias na Internet.

5) Considere as fotos

Assim que ocorrem situações importantes como ataques terroristas ou revelações políticas é comum que fotos e vídeos apareçam para reforçar o fato. Entretanto, muitas imagens podem ser manipuladas e retiradas do contexto original. Para conferir a veracidade utilize ferramentas para verificar de onde a notícia veio.

6) Confira as datas

Segundo o Facebook, antes de compartilhar uma notícia também é essencial checar se as datas da notícia fazem sentido. Além disso, vale conferir se a publicação não foi alterada em determinado dia.

7) Verifique as evidências

Analisar todos os indícios de uma notícia é importante para descobrir se deve confiar na informação ou não. Para isso, cheque as fontes e os especialistas que o autor da reportagem consultou para revelar as informações.

8) Busque outras reportagens

Dificilmente um veículo desconhecido publicará uma notícia sozinho, sem que sites de grande porte também deem a informação. Assim, lembre-se de pesquisar se a reportagem aparece em outros portais, principalmente nos mais populares.

9) A história é uma farsa ou uma brincadeira?

Alguns sites costumam fazer paródias com notícias, o que torna essencial verificar se a reportagem trata de uma farsa, uma brincadeira ou uma história real. Na dúvida, o Facebook indica observar detalhes da história e o tom da publicação.

10) Algumas histórias são intencionalmente falsas

Se após as nove dicas anteriores você não conseguiu concluir se a notícia analisada se trata de um boato tente ser crítico quanto aos fatos. A dica final do guia do Facebook é compartilhar apenas informações que você sabe que são verdadeiras.

458703525

Fonte: Techtudo

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *